Resumo de História - Anos 50

O período entre 1° de janeiro de 1950 a 31 de dezembro de 1959 é chamado de anos 50. Essa época foi marcada por diversos avanços tecnológicos e comunicacionais, descobertas cientificas, surgimento do rock n’roll, entre outros marcos. Os anos 50 foram considerados anos de transição.

Destaca-se a corrida espacial, uma competição tecnológica entre os EUA e a URSS iniciada no período da Guerra Fria, em que as nações disputavam o envio do primeiro homem à lua. Durante a rivalidade, várias tecnologias importantes para o mundo foram desenvolvidas, além do enorme avanço científico.  

A Política nos Anos 50

A política dos anos 50 ficou marcada pelos conflitos ao redor do mundo, envolvendo as duas principais ideologias políticas da época – o socialismo e o capitalismo. Muitas guerras foram iniciadas nesse período, a exemplo da Guerra do Vietnã, a Guerra na Coreia, a Revolução Cubana e a Guerra Fria. 

O mundo vivia um período de reorganização após a Segunda Guerra Mundial e seus desfechos. O final do conflito deixou um clima de esperança para o futuro dos países, tanto politicamente, quanto economicamente. Os contrastes e rivalidades entre os capitalistas e soviéticos eram predominantes.

Os Estados Unidos e a União Soviética disputaram de forma intensa os territórios e a influência política sobre alguns países. É importante lembrar que as nações não chegaram ao conflito armados, apesar do grande arsenal armamentista que a duas nações possuíam.

Apesar de não entrarem na guerra em propriamente dita, os conflitos ideológicos existentes entre os EUA e a URSS acabaram alimentando conflitos violentos em outras nações, a exemplo da Guerra do Vietnã e a Guerra na Coreia, com destaque ao conflito no Vietnã,considerado um dos mais sangrentos do mundo.

A Guerra do Vietnã aconteceu entre os guerrilheiros vietnamitas e o exército americano, deixando entre 1,5 milhão e 3 milhões de mortos, em virtude dos conflitos em regiões onde moravam pessoas comuns e o uso de armas químicas, sendo o agente laranja o mais conhecido e também o que concentrava maior poder de destruição.

O resultado da Guerra da Coreia foi a divisão (existente até os dias atuais) do país em Coreia do Sul e Coreia do Norte. O conflito foi apoiado pelos Estados Unidos e ONU – Organização das Nações Unidas. Até hoje não houve a existência de um tratado de paz que oficializasse o final.

A Revolução Cubana começou no último ano dos anos 50. Foi um movimento de guerrilha liderado por Fidel Castro, que culminou na destituição do ditador Fulgencio Batista, o comandante de Cuba na época. O movimento teve apoio dos soviéticos e ajudou a revelar a figura de Che Guevara ao mundo.

No Brasil, durante o período dos anos 50, era executado o plano de metas econômicas de Juscelino Kubitschek, chamado de “50 anos em 5”, dando continuidade à política desenvolvimentista deixada pelo antigo presidente Getúlio Vargas. Brasília começou a ser construída no ano de 1956 e levou 41 meses para ficar pronta.

Ainda nesse período, o país começou a se abrir para o capital estrangeiro, permitindo o estabelecimento de multinacionais estrangeiras. A indústria também viveu o seu auge. Em 1953, foi construída a Petrobras, empresa estatal que hoje é uma das principais ferramentas de manutenção da economia. 

O conflito entre Israel e Palestina, a Guerra da Argélia e a Crise do Canal de Suez também aconteceram durante os anos 50.

Sociedade, Moda e Cultura nos anos Dourados

O padrão de beleza vivido nos anos 50 era considerado bastante excêntrico, mas influencia a moda até os dias atuais. A figura da mulher era bem feminina e suas roupas passaram a ser mais glamorosas, detalhadas e luxuosas. Isso se dá porque o racionamento de tecidos vivido na Segunda Guerra tinha acabado junto com o conflito.

Marilyn Monroe e Brigitte Bardot serviam de modelo para as outras mulheres da época. As jovens usavam roupas brilhantes com a cintura bem marcada, tecido com estampa poá, joias e outros acessórios luxuosos, além de luvas e sapatos com saltos altos. Os rapazes usavam topete, calças jeans escuras, com um estilo “garoto rebelde”.

Nesse período surgiu também a moda colegial, inspirada no estilo sportswear. É importante destacar que as mulheres estavam cada vez mais independentes e ativas. Buscavam a feminilidade e o autocuidado, mas não abriam mão de desempenhar suas funções de esposa, mãe e dona de casa.

O rock também surgiu nos anos 50 e em pouco tempo virou enorme sucesso mundial. Cantores como Bill Haley, Chuck Berry e Chubby Cheker se tornaram bastante famosos, principalmente o cantor Elvis Presley. O rock não foi só uma febre no mundo da música, também influenciou a moda e o comportamento das pessoas.

No Brasil, além do rock n’roll, surgiu a Bossa Nova. A criação do gênero musical brasileiro é atribuída ao cantor e compositor João Gilberto. O ritmo fez bastante sucesso nas vozes de Gilberto, Vinícius de Moraes, Miúcha, Tom Jobim, Caetano Veloso, entre outros. Houve também o boom do rádio no país, com programas musicais e radionovelas.

Curiosidades e Acontecimentos

Confira na lista abaixo mais alguns fatos que aconteceram nos anos 50:

  • Em 1950, foi lançado o primeiro canal de televisão da América Latina, a TV Tupi;
  • Houve o boom dos televisores;
  • Em 1955, foi desenvolvida a primeira vacina contra a poliomielite;
  • O Uruguai foi campeão mundial pela segunda vez em 1950;
  • O Brasil foi campeão mundial em 1958;
  • Os modelos dos carros passaram a ser mais baixos, compridos e luxuosos;
  • Aconteceu a criação da máquina de lavar roupas e o aspirador de pó;
  • Cinderela (1950) e Peter Pan (1953) foram alguns dos filmes mais famosos dessa época;
  • A Primeira Bienal Internacional de Arte de São Paulo foi inaugurada no dia 20 de outubro de 1951.

Confira no vídeo abaixo mais informações sobre a corrida espacial disputada entre os EUA e a URSS:

Voltar

Questões