Anabolismo e catabolismo são reações bioquímicas que acontecem no corpo humano. Elas fazem parte do metabolismo e têm funções opostas.
Basicamente, o anabolismo é o processo construtivo do tecido muscular, enquanto o catabolismo configura-se como a quebra de moléculas no intuito de fornecer energia para o corpo.
As funções são desencadeadas de acordo com exercícios físicos, períodos de sono, alimentação, entre outros fatores. Anabolismo e catabolismo não são processos unicamente humanos, sendo visto nos animais e até na fotossíntese das plantas.
O metabolismo
Antes de entender as definições de anabolismo e catabolismo, vamos entender um termo que define boa parte da regulação do corpo humano: o metabolismo. Recebe o nome de metabolismo toda reação bioquímica que ocorre no corpo humano e nas células que o compõe. A termo deriva do grego metabolismos, que quer dizer “mudança”.
O termo metabolismo celular é designado para o conjunto de reações químicas nos quais acontecem as sínteses, ou seja, o processo de obtenção de substâncias pelas células e a degradação ou separação dos nutrientes. Esses processos são responsáveis pelo crescimento e reprodução das células.
O metabolismo pode ser dividido em dois grupos, que são chamados de anabolismo (reações anabólicas) e catabolismo (reações de síntese). Vamos ver um pouco como acontecem os processos de anabolismo e catabolismo e para que servem.
Anabolismo
O processo de anabolismo pode ser entendido como a fase metabólica da reconstrução do tecido muscular. Por conta disso, essa etapa também pode ser chamada de metabolismo construtivo – conversão de moléculas simples em outras mais complexas.
No ser humano pode ser visto, principalmente, quando há a prática de exercícios físicos ou ingestão de alimentos ricos em proteínas. Em plantas, a fotossíntese é um exemplo de quando pode ocorrer o anabolismo.
Na prática de exercícios, a fase anabólica é extremamente importante para a reconstrução do tecido danificado.
É ainda nessa fase que acontece o ganho de massa muscular ou massa magra.
O anabolismo é ainda o processo responsável por transformar as proteínas que são consumidas em aminoácidos. A prática de exercícios faz com que esse processo gere crescimento do tecido muscular.
Além da alimentação e dos exercícios, o anabolismo pode ser estimulado por outros fatores, como o sono regular. O processo de anabolismo envolve vários tipos de hormônios. Alguns deles são o estrogênio, a insulina, o hormônio do crescimento, os esteroides e a testosterona.
Catabolismo
O catabolismo, também chamado de metacatabolismo, é o procedimento metabólico no qual acontece a degradação de moléculas com a intenção de obter energia. Essa etapa decompõe as moléculas mais complexas e forma moléculas mais simples.
O processo de catabolismo como liberador de energia é de extrema importância para o corpo humano. Ele ajuda em questões como o controle dos batimentos cardíacos e equilíbrio da temperatura do corpo.
No processo de digestão, o catabolismo ajuda na divisão dos componentes ingeridos, ajudando na obtenção das proteínas pelo corpo.
O catabolismo não é bom para o ganho de massa muscular, por conta disso, o processo é evitado por pessoas que praticam atividades físicas e que têm a intenção de ter ganhos de massa.
Alguns dos fatores que podem resultar no processo são: consumo de bebidas alcoólicas, sonos irregulares, prática de atividades físicas desgastantes e longas e alimentação inadequada. O catabolismo envolve alguns hormônios, como o cortisol, a adrenalina, a citosina e o glucagon.
Anabolismo e catabolismo
Os dois processos, anabolismo e catabolismo, fazem parte do metabolismo do corpo humano. Podem ser vistos ainda na vida animal e até na fotossíntese das plantas.
Como já dito, define-se como anabolismo o consumo de energia, enquanto o catabolismo é a produção dessa mesma energia.
Uma outra forma de diferenciar os processos de anabolismo e catabolismo é a seguinte: o primeiro é visto como uma fase do metabolismo construtiva, já o segundo como uma fase destrutiva.
No decorrer dos exercícios físicos, o anabolismo tende a aumentar a massa muscular ou massa magra. Os exercícios que têm essa função são chamados de anaeróbicos.
Já os exercícios físicos que fazem o catabolismo provocam a queima de gorduras e calorias. Isso faz com que seja gerado energia para o corpo. Os exercícios que têm a intenção de ativar o catabolismo são chamados de aeróbicos.
A melhor fase para o anabolismo acontecer são os períodos de sono, principalmente os regulares. Por outro lado, o catabolismo é melhor ativado em atividades físicas, as atividades aeróbicas.