Resumo de Geografia - Alemanha

Alemanha ou República Federal da Alemanha é um país situado no centro do continente europeu. Seu território é formado por 16 estados divididos em uma área de 357.386 Km².

Informações gerais da Alemanha:

  • Capital: Berlim
  • Extensão territorial: 357.386 km²
  • Habitantes: 82,79 milhões de habitantes (dados de 2017)
  • Clima: principalmente temperado
  • Idioma: alemão
  • Religião: a maioria segue o Cristianismo
  • Moeda: euro
  • Sistema de Governo: República democrática parlamentarista
  • Chanceler: Angela Merkel (desde 2005)

Bandeira

A bandeira da Alemanha é a simbologia máxima da nação alemã perante os demais países. A atual representação foi adotada após a Primeira Guerra Mundial, com o início da República de Weimare, em 1919. Contudo, o ideal da bandeira tricolor apareceu pela primeira vez em meados do século XIX, no decorrer do Festival de Hambach​ (1832).

A bandeira da Alemanha é formada por três faixas horizontais nas cores preta, vermelha e amarela, estabelecidas pelo artigo 22 da Lei Fundamental alemã.

As faixas possuem o mesmo tamanho, a cor preta está no topo, seguida da vermelha, e a cor amarela na parte inferior. A dimensão é de 3:5, isto é, se tiver três metros de altura, deverá ter cinco metros de largura.

No período da divisão da Alemanha Ocidental e Oriental, a bandeira foi a mesma para os dois lados. No entanto, momentos depois a Alemanha Oriental acrescentou um martelo e um compasso no interior de uma coroa de trigo.

Em 1990, através do Tratado de Unificação da República Federativa da Alemanha, o preto, o vermelho e o amarelo foram escolhidos as cores oficiais do país.

Significado das cores da bandeira da Alemanha

O preto, o vermelho e o amarelo significam a democracia estabelecida no país depois da Segunda Guerra Mundial, simbolizando também a liberdade do país e de seus habitantes.

Diferente do que acontece na maioria dos países, na qual cada cor possui um significado, as cores da bandeira da Alemanha devem ser interpretadas juntas.

Estados da Alemanha

A Alemanha é formada por dezesseis estados: Veja a seguir quais são eles:

Baden-Wurttemberg Brandemburgo Hesse Sarre
Baixa Saxônia Bremen Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental Saxônia
Baviera Eslésvico-Holsácia Renânia do Norte-Vestfália Saxônia-Anhalt
Berlim Hamburgo Renânia-Palatinado Turíngia

Confira agora algumas informações sobre as consideradas cidades principais:

Berlim

Berlim é a capital da Alemanha, a cidade fica situada ao leste. A capital é a mais populosa do país e da União Europeia.

 Tem aproximadamente 3,575 milhões de habitantes, de acordo com o levantamento realizado em 2016, e ocupa o posto de cidade-estado. Essa característica lhe oferece o status de cidade independente.

Frankfurt

Frankfurt fica situada à beira do rio Meno, na região central da Alemanha. A cidade é um grande centro financeiro e abriga o Banco Central Europeu.

Foi o local de nascimento do famoso escritor Johann Wolfgang Von Goethe, por isso a sua antiga residência foi transformada em museu.

Grande parte da cidade foi danificada durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, reconstruída.

Munique

A cidade de Munique abriga prédios centenários e vários museus. Tornou-se famosa pelo evento anual Oktoberfest e pelas cervejarias, inclusive a Hofbräuhaus, inaugurada em 1589.

Fundada em 1158, a cidade passou a ser capital da Baviera no século XVI.  Além de monumentos históricos, possui grandes museus e lojas de grife reconhecidas mundialmente.

Stuttgart

Stuttgart foi fundada em 950 a.C., mas somente no século XIV organizou-se como cidade. É a capital de Baden-Württemberg.

A cidade é conhecida pelo núcleo industrial. A Mercedes-Benz e a Porsche têm sedes e museus nesse local. Cercada de áreas verdes, os parques Schlossgarten, Rosensteinpark e Killersbergpark são os mais conhecidos.

Economia

A economia alemã é uma das mais importantes da Europa e é a quarta maior potência econômica mundial, perdendo para os Estados Unidos, China e Japão. O país faz parte dos principais fóruns de economia do mundo: G7 - Grupo dos Sete, G8 - Grupo dos Oito, G20 - Grupo dos Vinte.

O setor automobilístico tem grande destaque e, por isso, os alemães ocupam o segundo lugar entre os maiores produtores de carros.

Cultura alemã

A sociedade alemã é marcada pela capacidade de planejamento e organização. Os habitantes desse território são sempre associados à celebração das regras e da disciplina.

A pontualidade e a ordem faz parte do cotidiano de todos, fazendo com que a vida nesse país seja muito agradável.

Mais de 40 monumentos e construções foram consideradas patrimônio mundial pela UNESCO. Alguns deles são:

  • Santuário Die Wies
  • Centro Histórico de Bamberg
  • Ilha dos Museus em Berlim
  • Catedral de Colônia
  • Memoriais a Lutro em Eisleben e Wittenberg
  • A obra de Le Corbusier em Stuttgart
  • Weimar Clássica
  • Bauhaus e suas obras em Weimar e Dessau

O país também é conhecido pelas várias invenções. O computador, telefone, gramofone, impressão de livros, aspirina e airbag são algumas delas. 

Anualmente, é visitado por milhares de turistas. Os principais pontos turísticos do país são a Catedral de Berlim, o Memorial aos Judeus Mortos da Europa, o Muro de Berlim e o Portão de Brandemburgo.

Voltar

Questões