Questões preparatórias para o ENEM & Vestibulares

O ciberespaço não deve ser visto apenas como uma infraestrutura material ou um suporte tecnológico, mas também como um conjunto de informações e de usuários que o "habitam" e o alimentam por meio das interconexões. Neste sentido, ele propicia um sistema de interações humanas, o qual chamamos de cibercultura, que caracteriza a sociedade em que vivemos atualmente, uma sociedade em rede. A partir desta afirmação, analise as definições de alguns autores a respeito da sociedade em rede e assinale o item que indica as afirmativas corretas:

I. De acordo com Raquel Recuero, uma rede é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores.

II. Manuel Castells afirma que redes são instrumentos apropriados para as economias socialistas, baseada na inovação e na concentração centralizada;

III. Henry Jenkins afirma que a inteligência coletiva é um dos principais motores da cibercultura, pois propicia a sinergia entre competências por meio das conexões em rede.
  • A Apenas II e III estão corretas;
  • B Apenas I e III estão corretas;
  • C Apenas I e II estão corretas;
  • D I, II e III estão corretas;
  • E Apenas I está correta.
A propaganda no meio rádio não utiliza sempre a mesma forma. Suas mensagens adotam estruturas e embalagens diferentes que, em muitas ocasiões, pretendem se integrar ao fluir programático para minimizar a desconexão mental do ouvinte e reduzir a saturação publicitária. Mesmo assim, é evidente que o formato mais reconhecido pela audiência é o spot, esses 20 ou 30 segundos que, com um código claramente comercial e mediante a repetição de sua emissão, buscam fixar na mente do ouvinte as qualidades de uma marca. A propaganda sonora tenta aproveitar a facilidade, que tem por sua essência para se fundir com o discurso jornalístico e assim se beneficiar de um maior grau de credibilidade. Na tipologia de formatos publicitários radiofônicos temos, além do spot, o flash e o jingle, entre outros.

RODRÍGUEZ, K. B. Teorias do Rádio - textos e contextos. Florianópolis: Insular, 2008 (adaptado)

Em termos de variáveis que vão influenciar diretamente cada um desses formatos temos:

1 - Tempo: a duração da mensagem publicitária não é uma variável fundamental para estabelecer a diferença entre os formatos e os respectivos valores na tabela de preços das emissoras de rádio comerciais.
2 - Ao vivo ou gravado: formatos emitidos ao vivo têm a vantagem de não cortar bruscamente a programação e incrementar o nível de atenção do ouvinte. Já o formato gravado é sempre fiel à criação original.
3 - O objetivo publicitário: independentemente do interesse, todos os formatos são adequados seja à venda, à conscientização da população ou à criação/manutenção da imagem de um cliente.

É INCORRETO o que se afirma na(s) opção(ões)
  • A 1, apenas
  • B 2, apenas
  • C 3, apenas
  • D 1 e 2, apenas
  • E 1 e 3, apenas
O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar–lhe sua existência absoluta para dar–lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo. ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
O ponto de vista de Rousseau em relação ao homem no estado de natureza expresso no texto, diz que
  • A O homem natural só existe quando parte de uma unidade.
  • B O homem natural era detentor de uma existência absoluta.
  • C O homem natural é o inteiro absoluto no corpo social.
  • D As instituições sociais expressam a natureza humana, pois o homem é um ser político.
  • E O homem natural corrompe a sociedade.
O sistema global de Direitos Humanos foi pensado para proteger as vítimas de violações ou ameaças de violações dos direitos humanos. Daí os variados mecanismos que buscam proteção ou reparações em face de diferentes violências. Contudo, dentro do sistema global há um tratado internacional que instituiu um órgão de caráter permanente e independente voltado especificamente para o julgamento e a punição de indivíduos agressores e não diretamente para a proteção das vítimas. Assinale a opção que indica esse órgão.
  • A Corte Internacional de Justiça, Corte de Haia, instituída pela Carta das Nações Unidas.
  • B Conselho de Segurança da ONU, instituído pela Carta das Nações Unidas.
  • C Tribunal Penal Internacional, instituído pelo Estatuto de Roma.
  • D Corte Europeia dos Direitos dos Homens, instituída pela Convenção Europeia dos Direitos do Homem.
  • E Corte Interamericana de Direitos Humanos, instituída pela Convenção Americana de Direitos Humanos.
O executivo de contas da agência CPB, Matheus Laurino, publicou na coluna de opinião da Meio&Mensagem um texto com o seguinte título: "O atendimento vai salvar a publicidade". Observe o seguinte trecho do texto escrito pelo publicitário:

Existe uma máxima que geralmente é passada para quem se inicia no atendimento, que é a de que "um bom profissional de atendimento deve ser um pouco de cada área da agência". Esta afirmação já está ultrapassada há tempos. O profissional de atendimento deve saber tudo sobre todas as áreas da agência. Só assim ele tem o poder de argumentação necessário com cada área e não fica refém de nenhuma delas. Não vou nem falar sobre ele ser o guardião dos processos e de também entender cada detalhe do mercado de seu cliente e concorrentes.

Fonte: Meio&Mensagem (2019). Disponível em: < https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2019/02/26/o-atendimento-vai-salvar-a-publicidade.html>. Acesso: 15 set. 2020.

A respeito do profissional de Atendimento, o que Laurino pretendeu dizer com esta afirmação?

I - É responsabilidade do Atendimento a captação, bem como a atenção e o desenvolvimento de todo o negócio do cliente, isto é, o profissional deve não só se relacionar com todos os steakholders, mas também planejar e executar todos os jobs dentro de uma agência.

II - Por estar ciente de tudo o que se passa na agência, cabe ao profissional de Atendimento resolver os conflitos internos e fazer a mediação entre todas as áreas da agência, transmitindo informações de setor para setor.

III - É responsabilidade do profissional de Atendimento conhecer toda a equipe de trabalho, exercendo constantemente a capacidade de comunicação. Também deve ter conhecimento profundo de comunicação e marketing, se mantendo atendo às mudanças sociais, econômicas e comportamentais do mercado dos clientes.

É correto o que se afirma em:
  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.