Questões preparatórias para o ENEM & Vestibulares

Sempre que haja necessidade expressiva de reforço, de ênfase, pode o objeto direto vir repetido. Essa reiteração recebe o nome de objeto direto pleonástico.
(Adriano da Gama Kury. Novas lições de análise sintática, 1997. Adaptado.) O eu lírico lança mão desse recurso expressivo no verso

  • A “Todos os dias o via. Estou” (2a estrofe)
  • B “E isto diz que é morte aquilo onde estou.” (4a estrofe)
  • C “Ele era fixo, eu, o que vou,” (5a estrofe)
  • D “Mas ao menos a ele alguém o via,” (5a estrofe)
  • E “Ao diabo o bem-’star que trazia.” (1a estrofe)

O eu lírico recorre a um sinal de pontuação para indicar a supressão de um verbo em

  • A “Ao diabo o bem-’star que trazia.” (1a estrofe)
  • B “Todos os dias o via. Estou” (2a estrofe)
  • C Quem era? Ora, era quem eu via.” (2a estrofe)
  • D “Se morrer, não falto, e ninguém diria:” (5a estrofe)
  • E “Ele era fixo, eu, o que vou,” (5a estrofe)

Este movimento surge como momento de negação profunda e revolucionária, porque visava a redefinir não só a atitude poética, mas o próprio lugar do homem no mundo e na sociedade. Concebe de maneira nova o papel do artista e o sentido da obra de arte, pretendendo liquidar a convenção universalista dos herdeiros de Grécia e Roma em benefício de um sentimento novo, embebido de inspirações locais, procurando o único em lugar do perene.
(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira, 2013. Adaptado.) O texto refere-se ao movimento

  • A realista
  • B romântico
  • C árcade
  • D naturalista
  • E parnasiano

The first and second paragraphs mainly illustrate

  • A the fact that life in the old days tended to be far easier and more amusing than it is in the current turbulent times.
  • B the level of importance given, in the good old days, to debates about one’s favorite soccer team.
  • C the ways in which rather unimportant divergences are handled today if compared to previous times.
  • D the manner conflicts between friends can be dealt with, from an aggressive or a more easy-going perspective.
  • E the contrasts between supporting a soccer team today, and in years past.

Os trechos “when your colleague pronounces that wearing a face mask in public is a threat to his liberty” e “when you see that one of your friends has just tweeted that, actually, all lives matter”, no terceiro parágrafo,

  • A comparam comportamentos diversos frente a temas que são, por natureza, instigantes e contraditórios.
  • B discutem os temas culturais que mais provocavam embates no momento de publicação do texto.
  • C apresentam extremos de polarização que ultimamente têm gerado surpresa no autor do texto.
  • D exemplificam a facilidade com que diferenças de opinião têm-se transformado em discórdia grave.
  • E apontam para o perigo iminente de uma guerra cultural ou de uma convulsão social generalizada.