Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IF-RJ) - Pedagogo (2010) Questão 35

Em artigo do livro Educação de Jovens e Adultos, Fávero (2009) faz um panorama histórico das diversas campanhas brasileiras de educação de jovens e adultos.

Sobre as campanhas das décadas de 1940 e primeira metade da década de 1950, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Representaram um movimento positivo do Estado e da sociedade brasileira, no atendimento às necessidades educacionais da população adolescente, jovem e adulta mais pobre, mesmo partindo de um conceito limitado de analfabetismo/alfabetização.
  • B Tiveram suas ações praticamente restritas à alfabetização, apesar das suas propostas visarem a uma ação educativa mais ampla, compreendendo a aprendizagem da leitura e da escrita, as operações elementares do cálculo, as noções básicas de cidadania, higiene e saúde, geografia e história pátria, puericultura e economia doméstica para mulheres.
  • C Foram campanhas pioneiras, lançadas pela União e propunham uma ação integrada com os governos estaduais e municipais e contavam com a colaboração de organizações da sociedade civil.
  • D Tinham como princípio a ideia de que a ação educativa tendia a concretizar-se em ações práticas, vistas no que se entendia naqueles anos como desenvolvimento de comunidades.
  • E Realizavam a proposta de atendimento educacional estreitamente ligada às necessidades da população pobre, recuperando a cultura como elemento fundamental de compreensão e transformação da realidade.

Encontre mais questões

Voltar