Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Analista Administrativo - Gestão Hospitalar (2020) Questão 70

Novas práticas de gestão instituídas pela flexibilização e mudanças nas relações de trabalho foram intensificadas a partir da década de 1990 com a internacionalização de mercados, com o aumento da competitividade e com o avanço da tecnologia. Com isso, algumas empresas passaram a recorrer à diminuição de seu tamanho (downsinzing) e a terceirização de atividades (outsourcing). Esse modelo reconfigurou as relações entre capital e trabalho, sendo considerada uma alternativa para as organizações se adaptarem às modificações no cenário mundial. Considerando que a Câmara dos Deputados aprovou em 2017 a Lei nº 13.429 e Lei nº 13.467, assinale a alternativa que representa a resposta correta.

  • A O contrato de trabalho temporário, com relação ao mesmo empregador, não poderá exceder ao prazo de cento e oitenta dias, consecutivos ou não.
  • B Aplica-se ao trabalhador temporário, contratado pela tomadora de serviços, o contrato de experiência previsto no parágrafo único do art. 445 da CLT.
  • C O texto também estabelece a responsabilidade subsidiária da empresa contratada em relação aos seus funcionários.
  • D É responsabilidade da contratado, em quaisquer circunstâncias, a garantia das condições de segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores.
  • E É possível a contratação de trabalho temporário para a substituição de trabalhadores em greve.