Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) - Analista de Controle Externo - Organizacional - Pedagogia (2012) Questão 47

A escola B, no processo de reconstrução de seu projeto político pedagógico, ao prever atividades de Educação Patrimonial, reportou-se aos PCN, quando neles a Pluralidade Cultural aparece como tema transversal. Nesse documento, é disposto que: “uma proposta curricular voltada para a cidadania deve preocupar-se necessariamente com as diversidades existentes na sociedade, uma das bases concretas em que se praticam os preceitos éticos”. Assim, segundo os PCN:

  • A a diversidade cultural há de ser superada no sentido de constituir-se uma ideia de nação brasileira una;
  • B a diversidade cultural e a desigualdade social podem ser vistas como sinônimos em um país como o Brasil;
  • C não há qualquer relação entre diversidade cultural e desigualdade social em um país como o Brasil;
  • D a diversidade cultural e a igualdade social devem ser conceitos complementares na discussão sobre o Brasil;
  • E a ideia de igualdade, princípio ético fundamental à democracia, contrapõe-se à ideia de diversidade cultural, superando-a.