Questão 21 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Analista Judiciário (2017)

Considerando as informações feitas no trecho de reportagem que segue, responda ao que se pede com a alternativa que esteja conceitualmente CORRETA e melhor associada ao que se apresenta no texto.


Desde o boom da internet nos anos 1990, pesquisadores e especialistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma das instituições de ensino e pesquisa mais bem conceituadas do planeta, tentam prever o rumo e o impacto das transformações tecnológicas na vida e no trabalho dos humanos. (...) funções que demandam tarefas repetitivas que pouco ou nada mudam são as mais ameaçadas pela inteligência artificial. “Tudo o que tiver um histórico que permita a criação de padrões é passível de ser substituído por robô”, diz Gabriel Coelho, da Empodere-se.

Pati, Camila. Se você tiver estas habilidades, robôs não vão roubar seu emprego. Revista Exame. São Paulo, 25-Ago-17. Disponível em: http://exame.abril.com.br/carreira/se-voce-tiver-estas-habilidades-robos-nao-vao-roubar-seu-emprego/. Acesso em: 25/08/2017.


Esse fenômeno trouxe a preocupação com o futuro do trabalho que pode ser automatizado devido ao alto nível de padronização e de baixa interferência da criatividade humana envolvida e é resultante de um movimento pós Revolução Industrial, que enfatizava a eficiência por meio da divisão e especialização do trabalho, padronização e seriação dos processos produtivos, que ficou conhecido como

  • A Sistema Fordista.
  • B Sistema Toyotista.
  • C Administração Científica de Fayol.
  • D Modelo Du Pont.
  • E Administração por Objetivos.