Questão 51 do Concurso Conselho Regional de Serviço Social da 8ª Região - Assistente Social (2021)

A Lei Orgânica da Assistência Social afirma que a assistência social é uma política de seguridade social que provê os mínimos sociais e se realiza por meio de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. Conforme a Lei Orgânica da Assistência Social, assinale a alternativa incorreta.

  • A Um dos objetivos da assistência social é a vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e, nela, a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e de danos.
  • B Um dos princípios que regem a assistência social é a universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
  • C O SUAS é integrado exclusivamente pelos entes federativos e pelas entidades e organizações de assistência social abrangidas por esta Lei.
  • D A organização da assistência social tem como base algumas diretrizes, entre elas a da participação popular.
  • E A vigilância socioassistencial é um dos instrumentos das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território.