Ministério da Fazenda (MF) - Assistente Técnico Administrativo (2009) Questão 23

Assinale a opção que contém compreensão errada do trecho abaixo. Os anos 1980 costumam ser lembrados no Brasil como "década perdida". Estultícia. Economicamente, o período é antes de ajustes que de perda. Quadro internacional adverso, desatualização e gigantismo do Estado, avanço do processo de globalização. Claro: as condições internacionais não permitiam a continuidade da disparada desenvolvimentista dos anos 1970. Mesmo assim, a economia brasileira cresceu 33,5% no período 1980-1989. Nada de espetacular, comparativamente à década anterior. Mas evoluir um terço na magnitude da economia não é perder. É apenas avançar menos rapidamente. Além disso, chamar de década perdida o período em que o país reconquistou e consolidou a democracia é sobrepor o econômico a tudo. Até mesmo à liberdade.

(Ronaldo Costa Couto, "De 1964 ao Governo Sarney". Em: Oliveira Bastos (org.). Sarney: o outro lado da História. Rio: Nova Fronteira, 2001, p.111, adaptado)

  • A Segundo o autor, é um disparate considerar a década de 80 como "perdida".
  • B O autor considera inapropriado e inadequado, diante do contexto político e social da época, avaliar os anos 80 como tendo sido negativos para o País.
  • C O crescimento da economia, na década de 80, foi menor do que no período 1970-1979.
  • D Fatores internos e externos contribuíram para que a economia da década de 80 avançasse a passos mais lentos.
  • E A despeito das condições internacionais adversas, a economia dos anos 80 cresceu de modo espetacular.

Encontre mais questões

Voltar