Prefeitura Municipal de Aracati - Arquivista (2019) Questão 49

Jardim (1992, p. 251) comenta a hipótese de que estaríamos vivendo uma segunda revolução industrial, “que se convencionou chamar de era da informação, ideia consolidada dos últimos 30 anos a partir da constatação e das consequências sociais do fato de que jamais se produziu, se armazenou e se disseminou tanta informação como nas sociedades atuais”. A informação nesta sociedade torna-se elemento chave, e deve ser percebida como instrumento de construção de memórias nacionais, coletivas, individuais ou institucionais, que pode influenciar na tomada de decisões estratégicas, seja no âmbito público ou privado. No que se refere à arquivologia, um tipo de informação é objeto de seus estudos e práticas laborais, a informação arquivística. Esta informação tem em seu cerne a característica de ser orgânica e registrada. A natureza orgânica da informação arquivística relaciona-se ao fato de que ela é:

  • A produzida a partir de uma estrutura organizacional com setores, departamentos e divisões independentes com objetivos comuns, e a sua natureza funcional diz respeito às diferentes funções e usos dessas informações produzidas.
  • B de natureza governamental e, portanto, produzida pelo Estado e em razão de atividades próprias e específicas de governo.
  • C acessível e, portanto, que pode ser localizada, recuperada e interpretada a qualquer tempo.
  • D especializada, pois reflete a experiência humana em um campo específico do saber.

Encontre mais questões

Voltar