Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Oncologia (2020) Questão 33

Um enfermeiro solicitou avaliação do residente de medicina para um paciente com gangrena na perna, pois suspeitou de sepse; informou ao médico residente sinais e sintomas do paciente e salientou elevação de temperatura corporal, referindo tal suspeita. O médico foi realizar a avaliação e concluiu que o paciente realmente estava séptico.
Essa é uma situação típica em que o processo de enfermagem

  • A incluindo a avalição clínica, como campo de conhecimento do enfermeiro, torna seu trabalho mais visível para os diferentes sujeitos envolvidos no processo de saúde e promove a integralidade.
  • B requer a participação ativa do enfermeiro na construção do papel clínico, para que, assim, possa assumir a autoria do seu desempenho, a fim de que não lhe seja roubada a autoria dos diagnósticos que elaborou, nas interações desenvolvidas com o paciente.
  • C releva que a postura do enfermeiro pode tornar seu conhecimento mais visível na relação com os demais profissionais de saúde e lhe angariar mais prestígio junto ao paciente.
  • D fragmenta a assistência e trabalha contra um processo abrangente de trabalho em saúde, colaborando para o estabelecimento de conflitos de competências entre os profissionais.
  • E evidencia o papel de articulador da equipe multiprofissional do enfermeiro, nos serviços de saúde, porque seu conhecimento envolve o indivíduo como um todo e não apenas parte dele.

Encontre mais questões

Voltar