Questão 55 do Concurso Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (AL-AP) - Analista Legislativo - Enfermagem (2020)

Considerando que pacientes, familiares e acompanhantes são parceiros nos esforços para a prevenção de falhas e danos em serviços de saúde, o enfermeiro, durante suas atividades de educação em saúde junto aos pacientes internados, seus familiares e a equipe de saúde, deve orientá-los que

  • A o uso correto de antimicrobianos em ambiente domiciliar não previne as infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) causadas por microrganismos multirresistentes.
  • B a responsabilidade por instituir as medidas para prevenir riscos e reduzir os danos aos pacientes nos serviços de saúde é de competência exclusiva da Vigilância Sanitária.
  • C as superfícies e equipamentos, como mesas de cabeceira, bombas de infusão e estetoscópio, não são contaminados por microrganismos multirresistentes.
  • D os pacientes transferidos de outros hospitais devem ser colocados em “precaução de contato”.
  • E no pós-operatório, após a alta hospitalar, sinais como dor, sensibilidade e vermelhidão no local da cirurgia são condições esperadas e que devem ser comunicadas ao médico no seu retorno ambulatorial, não havendo caráter de urgência.