Questão 29 do Concurso (2017)

Na segunda metade do século XX, em países da América do Sul, foram implantados regimes ditatoriais com o apoio dos Estados Unidos. Essa nação, a um só tempo, desejava conservar seus interesses econômicos e temia que ocorresse uma expansão do socialismo na região. Analise as afirmativas a seguir, relativas a nações da América Latina nesse período.

I - Sob o governo do presidente Alfredo Stroessner, o Paraguai desempenhou significativo papel na Operação Condor, acordo que consistiu no apoio político-militar entre os governos dos países do Cone Sul, visando perseguir os que se opunham aos regimes em vigor.
II - As exportações de peças de reposição e maquinarias norte-americanas para o Chile, associadas à política de liberdade de concessão de créditos financeiros ao governo chileno, garantiram a ascensão do General Pinochet ao poder presidencial, em 1970.
III - O sequestro de militantes oposicionistas ao regime civil-militar argentino foi uma prática comum da estratégia de terrorismo de Estado implantada pela ditadura, assim como a apropriação ilegal de bebês – filhos de pais considerados “subversivos”.
IV - A “Escola das Américas”, com sedes distribuídas na Argentina, Uruguai, Bolívia, Brasil e Venezuela, foi responsável pelo treinamento de centenas de juízes e procuradores sul-americanos, com vistas a promover o American Way of Live (estilo americano de vida).

É CORRETO o que se afirma em:

  • A III e IV, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D I e III, apenas.