Questão 24 do Concurso Prefeitura Municipal de Maravilha - Agrônomo (2021)

A cultura do milho é de suma importância para Santa Catarina devido a ser base da composição de rações de suínos, bovinos e aves, além de ser base energética para bovinos através da silagem.

Neste sentido, vários são os conhecimentos técnicos sobre o assunto.


I. Para obter maiores incrementos de produtividade pode-se fazer uso de híbridos duplos, provenientes de duas linhas puras, que possuem elevado potencial produtivo e necessitam de adoção de alta tecnologia.


II. Para o cultivo pode-se fazer uso de híbridos triplos obtidos pelo cruzamento de um híbrido simples com uma linhagem pura e necessita médio a alto investimento.


III. Na fase vegetativa (entre V6 e V10) da cultura o potencial do número de fileiras por espiga é determinado e pode ser afetado pelo potencial genético e pelos fatores ambientais, e esse número pode ser reduzido se a planta for submetida a condições de estresse ambiental.


IV. VT PRO3TM é a primeira tecnologia do mercado para proteção da raiz do milho contra o ataque de Euschistus heros e também contra as principais pragas aéreas que atacam as folhas, colmo e espiga.


V. Para propriedades que usam baixo investimento pode-se fazer uso de variedade de polinização aberta, caracterizadas por serem altamente heterozigóticos e heterogêneos, apresentando maior estabilidade produtiva e variabilidade genética e menor produtividade.


Assinale a alternativa correta:

  • A I, II, III e V.
  • B II, III, IV e V.
  • C II, III e V.
  • D I, II, IV e V.