Questão 65 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Farmacêutico (2020)

Fator de equivalência é o fator utilizado para calcular a massa de um sal, éster ou substância hidratada a ser pesada, quando a dose for expressa na forma livre (base), anidra, ou ainda em outro sal ou éster de referência. O fator de correção é o fator utilizado para corrigir a diluição de uma substância, o teor de princípio ativo, o teor elementar de um mineral ou a umidade. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Sabendo que o peso molecular do sulfato de salbutamol é 576,71g (gramas) e o de salbutamol é de 239,31g (gramas) concluímos que o fator de equivalência será de 2,409.

( ) Sabendo que o equivalente-grama do sulfato de salbutamol é 288,35g (gramas)e o de salbutamol é de 239,31g (gramas) concluímos que o fator de equivalência será de 1,20.

( ) Para uma prescrição de betacaroteno 10mg (miligrama)/ cápsula, tendo disponível na farmácia uma matéria prima de betacaroteno 11%, devemos considerar um fator de correção de 9,09.

( ) Para uma prescrição de magnésio 10mg (miligrama)/ cápsula, tendo disponível na farmácia magnésio aspartato cujo teor é de 9,8%, cada cápsula deverá conter 102 mg (miligrama) deste aspartato magnésio para atender a prescrição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V, F, V, V
  • B F, V, F, F
  • C V, F, F, F
  • D F, V, V, V
  • E V, F, V, F