Prefeitura Municipal de Vila Velha - Cirurgião-Dentista - Buco-Maxilo-Facial (2020) Questão 51

Acidentes envolvendo veículos motorizados são a principal causa de morte entre os jovens e mais de 6 milhões de pessoas são feridas nestes acidentes. Destas, 45% a 50% têm ferimentos torácicos e cerca de 150 mil dessas vítimas morrem. Além disso, lesões torácicas não fatais, como fraturas das costelas, pneumotórax e hemotórax, são frequentemente vistas entre as vítimas. A respeito do pneumotórax, é INCORRETO afirmar que:

  • A trata-se de uma complicação comum de trauma torácico penetrante, causando um defeito na parede torácica que permite ao ar ser movido para dentro e para fora da cavidade pleural em cada respiração ou em um súbito aumento na pressão intratorácica.
  • B o pneumotórax geralmente é unilateral, no entanto, também pode ser bilateral em 10% a 15% dos casos.
  • C um equilíbrio desenvolve-se entre a pressão intratorácica e a pressão atmosférica, o que afeta a capacidade do pulmão em permanecer expandido.
  • D o pulmão comprometido funciona normalmente na inspiração, realiza grande expansão na expiração e o ar inspirado é impedido de ser arrastado para fora da ferida da parede torácica.
  • E o pneumotórax classifica-se em aberto ou fechado, bem como se define como simples ou complexo.

Encontre mais questões

Voltar