Prefeitura Municipal de Santa Luzia - Professor - Artes (2019) Questão 55

Fernando A. G. Azevedo, no livro Som, gesto, forma e cor: dimensões da arte e seu ensino (Pimentel, 1996), ao propor uma reflexão a respeito de uma proposta curricular, enfatiza a importância do ensino de arte e sua história, defendendo a ideia de que a arte fora do contexto histórico é uma arte sem memória. O autor traz à tona a questão do conceito de modernidade e pós-modernidade na perspectiva de um ensino de arte de qualidade.

Tendo em vista os conceitos de modernidade e pós-modernidade na perspectiva de um ensino de arte na escola, analise as afirmativas a seguir.

I. A pós-modernidade propõe um tom diferente do discurso modernista. Sua proposta traz um tom dogmático na elaboração, na estrutura, nas técnicas e no ensino de arte.

II. O ensino de arte de tendência modernista traz a questão da originalidade, negando aspectos importantes do fazer e do compreender arte.

II. O ensino de arte pós-moderno reflete um novo tom no discurso modernista, com ênfase na “elaboração”, na citação e na releitura do e no contato com a obra de arte reconhecida historicamente.

Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas
  • C II e III, apenas.
  • D e II e III.

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