Prefeitura Municipal de Santa Luzia - Professor - Educação Física (2019) Questão 50

A vivência prática da unidade temática ginástica gera um tipo de conhecimento muito particular e insubstituível e, para que ela seja significativa, é preciso problematizar, desnaturalizar e evidenciar a multiplicidade de sentidos, significados e benefícios físicos e sociais adquiridos pelos alunos do Ensino Fundamental.

A Base Nacional Comum Curricular, dentro da unidade temática ginástica, orienta o professor de Educação Física a oportunizar aos seus alunos de 8º e 9º anos a prática da(s)

  • A ginásticas de condicionamento físico, caracterizadas pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal, organizadas em sessões planejadas de movimentos repetidos, com frequência e intensidade definidas.
  • B ginásticas de conscientização corporal, que reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.
  • C ginástica geral, que reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade.
  • D ginástica para todos, constituída de exercícios no solo, no ar (saltos) e em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, combinando um conjunto variado de piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes e pirâmides humanas.

Encontre mais questões

Voltar