Questão 49 do Concurso Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Assistente em Administração (2017)

O controle é a função da administração que possui uma dupla atribuição: monitorar atividades que são apresentadas no planejamento estratégico e corrigir eventuais desvios. Trata-se de uma relação direta, portanto, entre planejamento e controle nas organizações. Nesse sentido, assinale, a seguir, a alternativa correta.

  • A Podem ser mencionados, dentre os instrumentos de controle de desempenho organizacional, o controle financeiro, o Benchmarking e o Balanced Scorecard.
  • B A auditoria, sistema de controle organizacional, visa à avaliação da eficiência e eficácia dos demonstrativos contáveis e financeiros, evitando fraudes e desvios.
  • C A orientação da função controle pode ser direcionado para o mercado, quando parâmetros como preços e lucros são acionados para monitorar o desempenho organizacional; burocrático, quando normas, regras e procedimentos administrativos norteiam a verificação; controle de hordas, quando é assegurado pelo monitoramento de nichos de mercado.
  • D A função controle, por ser relacionada ao planejamento, é exercida sempre antes que as atividades operacionais sejam executadas, o que é conhecida como controle preventivo.
  • E O nível de controle organizacional pode ocorrer em três níveis: estratégico, quando os objetivos estratégicos, missão, visão e rotinas operacionais são monitorados; tático, quando as áreas funcionárias são monitoradas e operacional, quando os processos de produção e operação são verificados.