Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro (2020) Questão 44

A mãe de um recém-nascido com quatro dias de idade procurou o enfermeiro relatando que estava com dificuldade para amamentar porque o bebê não sugava a mama e chorava muito. Ao acompanhar a mamada para investigar as possíveis causas para o problema, o enfermeiro constatou que o recém-nascido apresentava sucção débil. Frente a essa situação, entre outros itens, o enfermeiro deve orientar a mãe a

  • A retirar o leite com o auxílio de bomba de extração de leite elétrica e iniciar a mamada oferecendo esse leite em mamadeira montada com bico anatômico.
  • B estabelecer intervalos fixos de 3 a 4 horas entre as mamadas, para que a fome motive a criança a pegar a mama facilmente e sugar adequadamente.
  • C acalmar o bebê, se houver resistência às tentativas de ser amamentado sem causa aparente, e utilizar intermediários de silicone para facilitar a pega.
  • D realizar a introdução do dedo mínimo na boca do bebê, com a ponta tocando na junção do palato duro com o palato mole, antes da mamada, para estimulá­-lo a sugar.
  • E oferecer apenas fórmula indicada para a idade, em copinho, enquanto o bebê não sugar adequadamente.

Encontre mais questões

Voltar