Prefeitura Municipal de Jaru - Analista Administrativo (2019) Questão 52

Um dos mais influentes behavioristas na teoria das organizações, Douglas McGregor, após estudos e pesquisas tabulou duas concepções opostas de administração diante das pressuposições acerca da natureza humana. A tradicional, denominada de Teoria X e a moderna que chamou de Teoria Y. São características da Teoria Y:

  • A as pessoas preferem ser dirigidas a dirigir e o trabalho pode ser uma fonte de satisfação ou sofrimento, dependendo de certas condições.
  • B as pessoas podem aprender a aceitar e assumir responsabilidades e as recompensas do trabalho estão em ligação direta com os compromissos assumidos. A satisfação do ego e da necessidade de autorrealização pode ser recompensa de esforços dirigidos no sentido dos objetivos da organização.
  • C a imaginação, a criatividade e a engenhosidade podem ser largamente encontradas na população e as pessoas médias têm pouca ambição.
  • D as pessoas preocupam-se com a própria segurança e a potencialidade intelectual do ser humano médio está longe de ser totalmente utilizada. Uma utilização muito maior pode ser conseguida.
  • E as pessoas não gostam do trabalho e o evitarão, sempre que isso esteja ao seu alcance e as pessoas podem aprender a aceitar e assumir responsabilidades.

Encontre mais questões

Voltar