Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (DMAE) - Engenharia Química (2020) Questão 48

A respeito de indicadores de qualidade da água, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O chamado índice de qualidade da água (IQA) permite comparar a qualidade de distintos corpos hídricos e inferir o impacto de ações que visem à preservação dos ecossistemas aquáticos, mas tem a desvantagem de introduzir a perda da informação das variáveis e dos parâmetros individuais.

( ) O percentual de concentração de oxigênio dissolvido na água expressa a qualidade de um ambiente aquático, enquanto a salinidade indica a presença de sais minerais dissolvidos, sendo usualmente empregada a concentração de cloretos.

( ) A demanda química de oxigênio (DQO) contempla a matéria orgânica presente na água que é passível de ser estabilizada biologicamente, enquanto o carbono orgânico total (COT) relaciona os compostos e contaminantes orgânicos, refletindo as consequências das atividades antrópicas.

( ) A presença de agrotóxicos e / ou outras substâncias tóxicas em concentrações elevadas no corpo hídrico, conforme regulamentação, torna nulo o valor do índice de qualidade da água (IQA), independentemente de os demais parâmetros estarem satisfatórios.


Assinale a sequência correta.

  • A F V F V
  • B V V F V
  • C V F V F
  • D F F V F

Encontre mais questões

Voltar