Questão 64 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Técnico - Radiologia (2020)

Para facilitar a descrição das posições dos vários órgãos ou de outras estruturas dentro da cavidade abdomino pélvica, esta deve ser dividida em quadrantes ou regiões. Assinale a alternativa correta.

  • A Um plano seria horizontal atravessando o abdome, na altura do umbigo, que na maioria das pessoas fica localizado na altura do disco intervertebral L2-L3 (entre a segunda e a terceira vértebras lombares). Na mulher, essa posição seria na altura da púbis.
  • B O plano vertical coincidiria com o plano sagital médio ou linha mediana do abdome e atravessaria ambos, o umbigo e a sínfise púbica. Esses dois planos dividiriam a cavidade abdomino pélvica em quatro quadrantes: o quadrante superior direito (QSD), quadrante superior esquerdo (QSE), quadrante inferior direito (QID), e o quadrante inferior esquerdo (QIE).
  • C A cavidade abdomino pélvica pode também ser dividida em oito regiões através do uso de dois planos horizontais ou transversais e de dois planos verticais. Os dois planos transversais/horizontais são o plano transpilórico e o plano transtubercular. Os dois planos verticais são os planos laterais direito e esquerdo
  • D O plano transtubercular está na altura da borda inferior da L1 (primeira vértebra lombar), e o plano transpilórico está na altura da L5. Os planos laterais direito e esquerdo estão paralelos ao plano sagital médio e situados a meio do caminho entre ele e cada uma das espinhas ilíacas anterossuperiores (EIAS).
  • E As bordas abdominais e os órgãos ali encontrados são visíveis externamente, e em razão desses órgãos de consistência mole poderem ser diretamente palpados, determinados pontos ósseos não são utilizados para essa finalidade.