Prefeitura Municipal de Gravatá - Fisioterapeuta (2020) Questão 39

Analise as afirmativas a seguir:


I. A fisioterapia em ortopedia e traumatologia atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças que acometem a cavidade bucal, como neoplasias e cárie bucal.

II. A fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas no corpo humano. Essa ciência exige a compreensão das diversas características dos sistemas muscular e esquelético, pois a realização de movimentos mais simples requer a ação de apenas um músculo individualmente, o qual desempenha um papel bem definido no leque de funções complementares necessárias. Assim, a ação do fisioterapeuta deve basear-se em conhecimentos científicos e sistêmicos, não apenas teóricos.

III. Para o tratamento do nervo mediano, o fisioterapeuta pode realizar a manutenção da posição estática ou realizar mobilizações oscilatórias do segmento na parte distal (punho), fazendo de 10 a 40 oscilações em 20 segundos. O tratamento do nervo mediano também pode ser realizado de forma ativa. O paciente realiza a abdução associada à depressão dos ombros bilateralmente, com um dos punhos inicialmente em flexão e o outro em extensão. O fisioterapeuta solicita que o paciente realize flexão e extensão alternadamente entre os punhos.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.