Questão 38 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Médico anatomopatologista (2015)

A aterosclerose acomete preferencialmente a camada íntima das artérias, podendo afetar secundariamente também a média. Segundo a American Heart Association, as lesões são de seis tipos. Assinale a alternativa incorreta.

  • A As principais complicações nas placas complicadas (lesões tipo VI) são: ulceração ou ruptura, trombose, hemorragia da intimidade da placa e calcificação.
  • B A lesão tipo II é formada por massa de material amorfo, branco-amarelado, localizada na íntima e recoberta por capa fibrosa densa. Microscopicamente, a lesão é geralmente excêntrica e reduz a luz do vaso.
  • C A placa pré-ateromatosa (lesão intermediária, ou do tipo III) é representada por pequenos acúmulos de lipídeos extracelulares na lesão, contudo, sem a formação de um grande núcleo central com lipídeos extracelulares.
  • D O tipo V ou placa fibroateromatosa é formada predominantemente por fibroblastos e musculatura lisa, podendo conter pequenos depósitos de lipídeos. Essa lesão resulta da reabsorção dos lipídeos pelo organismo (p. ex., por tratamento da hipercolesterolemia, abandono do tabagismo etc.).