Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial do Quadro Complementar (2013) Questão 47

Para responder o item, considere o texto a seguir:

O modo de nutrição utilizado pelos humanos atuais se desenvolveu em um cenário de mudanças climáticas que transformaram ambientes arborizados que ofereciam frutas, folhas, tubérculos e sementes, em pastagens abertas de savana. A incorporação da carne à dieta tornou-se uma exigência. Nesse processo, se estabeleceram as características anátomo-fisiológicas que definem o sistema digestório de nossa espécie.

(Fonte: Scientific American Especial, no. 52 Antropologia 1. p. 25.)


Neste contexto, analise as proposições colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Um intestino menor, quando comparado ao dos herbívoros, é adequado ao consumo de carne, cuja digestão é menos complexa do que a de polissacarídeos de origem vegetal.

( ) A substituição de uma dieta vegetariana por uma onívora exigiu a criação de enzimas específicas para quebra de grandes moléculas de carboidratos.

( ) As vilosidades intestinais próprias do intestino delgado favorecem a absorção de aminoácidos provenientes da digestão de proteínas.

  • A V – V – V.
  • B V – F – V.
  • C F – F – V.
  • D F – V – F.
  • E F – F – F.

Encontre mais questões

Voltar