Questão 35 do Concurso Prefeitura Municipal de Maracajá - Professor - Séries Iniciais (2020)

A gestão democrática implica em envolver efetivamente toda a comunidade escolar nos processos decisórios da instituição, delineando a identidade da escola com os sujeitos que a compõem. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é considerado a coluna dorsal que promove diálogos e resoluções em conjunto. A escola não pode mais ser dirigida de cima para baixo, na ótica do poder centralizador. Na ótica da descentralização em busca de autonomia e qualidade, torna-se mister à gestão:
  • A Convocar reuniões decisórias, no sentido de envolver a comunidade escolar nos projetos decididos antecipadamente pela equipe gestora.
  • B Ter escuta atenta aos participantes dos Conselhos de Classe, Associação de Pais e Professores e Grêmio estudantil, para que as decisões já tomadas pela gestão democrática não sejam desconstituídas ou mudadas.
  • C Acatar todas as opiniões dos professores, pais, alunos e modificar o PPP mensalmente. Os funcionários dedicados aos serviços gerais não participam da gestão democrática,por lhes faltar conhecimento sobre a educação.
  • D Mobilizar professores, alunos, funcionários e comunidade escolar, propiciando situações que lhes permitam aprender, pensar e realizar as ações necessárias à constituição identitária da instituição. Desse modo, a escola passa a pertencer a todos.