Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) - Professor - Sociologia (2018) Questão 56

Texto I


“A Sociologia já passou por um longo percurso no EM, até o estágio atual que ocupa. Na versão da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1996, a função do ensino era fazer manifestar nos alunos a postura crítica. Em alguns outros documentos, a Sociologia fora entendida como matéria responsável pela busca da criticidade dos discentes, para fins de transformação da realidade. Tal ‘transformação da realidade’ perpassou a mentalidade de sociólogos que, por motivos diversos, outorgaram para si próprios a tarefa de corroborar para que seus alunos assimilassem um posicionamento político oposicionista à realidade apresentada.”

(Albuquerque, s/d.)


Texto II
“Analisar a realidade social é uma tarefa árdua, mas necessária nas escolas, pois desconstrói noções prematuras e simplórias. Caso contrário, os alunos poderão sair da escola com seus preconceitos ainda mais reforçados, com baixa autoestima, naturalizando ainda mais a situação social em que vivem sem perspectiva para melhorar socialmente sua vida, sua comunidade e seu país.” (Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n85/07v31n85.pdf.)

Tendo em vista a análise dos textos e a realidade brasileira acerca da sociologia na escola, é correto afirmar que:

  • A A transformação da realidade passou a ser, por motivos diversos, vista como posicionamento político oposicionista e, por isso, está até hoje relegada a um segundo plano.
  • B Os temas analisados pela Sociologia são tratados com o auxílio teórico de sociólogos já muito debatidos, o que impede influências ideológicas e mesmo a doutrinação dos alunos.
  • C O possível e viável a ser feito nas aulas de Sociologia é discutir apenas grandes temas à luz de autores já muito debatidos da Sociologia, evitando extrapolar tais teorias já comprovadas.
  • D Para ensinar, o professor de Sociologia deve possuir conhecimentos diversificados e atualizados e a ele cabe, junto com os alunos, fazer a análise dos conteúdos em confronto com as realidades sociais.

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