Universidade Federal do Tocantins (UFT) (2010) Questão 12

O Regionalismo foi uma tendência em nossa ficção que, no decorrer de sua trajetória, alternou idealização e documentação da paisagem e dos costumes do sertão com crítica social, demonstrando, principalmente na década de 30, uma postura altamente comprometida com a problemática nordestina.

Aponte o fragmento que NÃO expressa essas preocupações:

  • A "- Deus foi servido acabar tudo, senão ninguém me aluía de lá.Queria ficar abraçado com o mourão da porteira, até esticar a canela. Mas minha vida não me pertencia...Quem tomava conta de minha filha? Quem carregava minha cruz?"
  • B "Setembro já se acabara, com seu rude calor e sua aflita miséria; e outubro chegou, com São Francisco e sua procissão sem fim, composta quase toda de retirantes, que arrastavam as pernas descarnadas, os ventres imensos, os farrapos imundos, atrás do pálio rico do bispo, e da longa teoria de frades a entoarem em belas vozes a canção em louvor do santo:
    Cheio de amor, cheio de amor!
    as chagas trazes do Redentor!"
  • C "E ele era tudo para mim. Amava-o intensamente sem ele saber. Via sua caminhada para a morte sentindo que todo o Santa Rosa desaparecia com ele. Uma vez até pensava em escrever uma biografia, a história simples e heróica de sua vida. Mas o que valeria para ele uma história, o seu nome no papel de imprensa? Oitenta e seis anos, a vida inteira acordando às madrugadas, dormindo com cifras na cabeça, com o preço do açúcar, com futuros de filhos, com cheias de rios, com lagartas comendo roçados. E eu o via passando pelo meu quarto sem me olhar, tossindo pelo alpendre, a bater com o cacete na calçada, como nas noites em que ia olhar o relâmpago nas cabeceiras. Seria que ele esperasse ainda por mim? Que um dia eu deixasse a rede e os livros para empurrar o seu cacete de mando?"
  • D "Deu um passo para trás ou para a frente, nem sabia mais ou menos o que fazia. Perturbado, atônito, percebeu que uma parte de seu corpo, sempre antes relaxada, estava agora uma tensão agressiva, e isso nunca lhe tinha acontecido. Estava de pé, docemente agressivo, sozinho no meio dos outros, de coração batendo fundo, espaçado, sentindo o mundo se transformar. A vida era inteiramente nova, era outra, descoberta com sobressalto. Perplexo, num equilíbrio frágil. Até que, vinda da profundeza de seu ser, jorrou de uma fonte oculta nele a verdade. Que logo o encheu de susto e logo também de um orgulho antes jamais sentido: ele... Ele se tornara homem".
  • E "A princípio o capital se desviava de mim, e persegui-o sem descanso, viajando pelo sertão, negociando com redes, gado, imagens, rosários, miudezas, ganhando aqui, perdendo ali, marchando no fiado, assinando letras, realizando operações embrulhadíssimas. Sofri sede e fome, dormi na areia dos rios secos, briguei com gente que fala aos berros e efetuei transações de armas engatilhadas".

Encontre mais questões

Voltar