Prefeitura Municipal de Seringueiras - Bioquímico (2019) Questão 36

A ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) tem sido foco de discussões nos últimos anos, devido à preocupação mundial com estratégias que permitam seu controle e, conseqüentemente, garantam a colocação de produtos seguros no mercado consumidor. A Salmonella spp. é um dos microrganismos mais amplamente distribuídos na natureza, sendo o homem e os animais seus principais reservatórios naturais. Assinale a opção que indique corretamente no que se refere às fontes do material biológico a ser coletado com fins de investigação microbiológica, especificamente para Salmonella spp.

  • A Secreção de ferida cutânea ou cirúrgica, abscesso ou fístula: o material deve ser coletado, preferencialmente, após lavagem da lesão com soro fisiológico.
  • B Líquor: a punção para obtenção do líquor é feita na coluna lombar e exige condições estritas de assepsia; a recomendação é que a coleta já seja realizada no próprio meio de cultura.
  • C Fezes: devem ser coletadas, preferencialmente, no início na fase aguda da doença, quando os agentes infecciosos costumam estar presentes em maior número.
  • D Urina: a urina na bexiga é estéril; entretanto, dependendo do modo de coleta, pode ocorrer sua contaminação com a microbiota uretral.
  • E Fragmento de tecido: em se tratando de feridas ou lesões cutâneas, é recomendado o cultivo de pequeno fragmento do tecido (biópsia).

Encontre mais questões

Voltar