Consórcio Regional Intermunicipal de Saúde - CRIS (CRIS) (2019) Questão 30

Propedêutica obstétrica é o conjunto de técnicas utilizadas para a elaboração de uma base a partir da qual o médico se orienta em princípios gerais da Semiologia sob o ponto de vista obstétrico. Quanto às particularidades evidenciadas pela propedêutica obstétrica, a palpação obstétrica faz-se do útero e seu conteúdo e visa o reconhecimento do feto, sua situação, apresentação e posição. Assinale a alternativa que descreve a palpação para a exploração da mobilidade:
  • A Desliza-se as mãos, do fundo uterino, em direção ao polo inferior do órgão, cuidando de sentir o dorso fetal, para o diagnóstico da mobilidade, e as pequenas partes ou membros, de um ou outro lado do útero. A região dorsal do feto, deve apresentar-se como superfície resistente e fragmentada.
  • B Visa a exploração da mobilidade do polo que se apresenta em relação ao estreito superior, se procura apreender o polo, entre o polegar e o médio da mão direita, imprimindo-lhe movimento de lateralidade que indicam o grau de penetração na apresentação na bacia.
  • C Explora-se a escava onde a mobilidade do polo cefálico é frequentemente encontrado. O examinador volta suas costas para a cabeça da paciente, colocando as mãos sobre as fossas ilíacas, obtendo a percepção da mobilidade.
  • D Delimita-se o fundo do útero, ambas as mãos deprimindo a parede abdominal com as bordas cubitais das mãos.

Encontre mais questões

Voltar