Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) - Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade (2015) Questão 17

Texto II 
O novo consumidor engajado 
 
Descrever  o  novo  consumidor,  sob  a  dimensão  do marketing  é  relativamente  fácil,  basta  buscar  uma  pesquisa 
bibliográfica mínima. São homens e mulheres de qualquer idade, com mentalidades independentes, individualistas, com 
maior  grau  de  informação  e  que  ambicionam  obter,  por meio  de  suas  aquisições,  a  sensação  de  autenticidade,  de 
exclusividade. 
Este conceito vai além da aquisição. Comprando produtos com a imagem de socialmente justos e ambientalmente 
responsáveis, os consumidores desejam ser percebidos desta forma dentro da sociedade em que vivem. 
Desejam  fazer da sua atitude de consumo, um gesto que seja percebido como de engajamento nos princípios de 
eficiência econômica, preservação ambiental e equidade social que caracterizam os princípios da sustentabilidade. 
Essas mudanças  vêm  acontecendo  desde  o  final  da  década  de  60  e  são  o  tema  central  de  “A  Alma  do  Novo 
Consumidor”, um  livro de David  Lewis e Darren Bridges. Este novo  consumidor valoriza aspectos mais  subjetivos nos 
produtos  e  a  informação  subliminar  que  a  aquisição  do  produto  transmite  aos  demais  membros  da  comunidade. 
Compreender os fatores que o motivam pode significar o futuro de uma empresa e do seu trabalho. 
No  caso  ambiental  isto  é  bem  claro.  A  nítida  ênfase  das  propagandas  das  organizações  financeiras,  setor mais 
pujante e  lucrativo da atual economia não deixam dúvidas. Todas as  instituições, em maior ou menor grau, optam por 
uma estratégia de comunicação que valoriza a responsabilidade sócio-ambiental em suas mídias. 
Como se não bastasse a diversidade de produtos nas prateleiras, multiplica-se a  isto a diversidade de conceitos que 
cada um deles transmite. Os bancos mostram claramente que a opção pela responsabilidade sócio-econômica veio para 
ficar. Algumas empresas de petróleo e fabricantes de automóveis mais ousados também aderiram a esta comunicação. [...] 
Assistir a estratégia de comunicação destes grupos, nos variados tipos de mídia não deixa dúvidas. 
O livro de Lewis e Bridges (A Alma do Novo Consumidor) desvenda, ainda, as estratégias dos cool hunters, aqueles 
que “adivinham” as tendências de consumo, ou seja, os denominados conhecedores. 
Este  grupo  influencia  o  consumidor  por  estar  “próximo”  a  ele,  ainda  que  sejam  celebridades.  A  tradicional 
propaganda boca a boca continua existindo e sendo imposta e, atualmente, versão high tech, se vale muito da internet 
para  impulsionar  ou  jogar  um  produto  na  lama.  São  eles, muitas  vezes,  os  responsáveis  pela  formação  de  um  novo 
mercado consumidor. 
Dentro deste contexto, a adoção dos novos valores, que sejam eticamente comprometidos, socialmente  justos e 
ambientalmente  responsáveis,  ganham  uma  dimensão  nunca  imaginada,  pois  além  da  influência  pessoal,  existe  a 
poderosa ferramenta da internet, ainda não bem dimensionada, que faz uma grande diferença. 
A  internet é particularmente relevante nas faixas de consumo mais elevadas e no público com acesso a rede, que 
cresce em proporção logarítmica dentro da sociedade. 
Portanto não esquecer ou negligenciar o novo consumidor, cujas características são bem conhecidas e no qual as 
influências éticas, sociais e ambientais são claras,  já existe, não é só de alta  renda como argumentam os simplórios e 
não pode ser manipulado pela primariedade de mídias descomprometidas. 
 
Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental.  Integrante do Corpo Docente do Mestrado e 
Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale. 
(Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2014/12/04/o-novo-consumidor-engajado-artigo-de-roberto-naime/.)


“Algumas empresas de petróleo e fabricantes de automóveis mais ousados também aderiram a esta comunicação.” (6º§) A palavra que NÃO pode substituir “ousados” é
  • A valentes.
  • B covardes.
  • C corajosos.
  • D insolentes.
  • E destemidos.