Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) - Assistente em Administração (2019) Questão 48

A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Além disso, as comunicações administrativas devem ser sempre formais. Considerando, portanto, a impessoalidade, a formalidade e a padronização, atributos indispensáveis na comunicação administrativa, marque a alternativa correta.

  • A O tratamento impessoal requerido em comunicações oficiais decorre da necessidade de ocultar o emissor e o receptor propositalmente, sem trazer prejuízos à compreensão do assunto do texto.
  • B A formalidade exigida em comunicações oficiais é alcançada precisamente com o uso correto do pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível. Nele reside a civilidade da qual cuida a comunicação.
  • C É considerada indispensável para a formalidade de uma comunicação oficial a diagramação, bem como o uso de papéis uniformes, quando se faz necessária a impressão, e um texto sem erros de digitação.
  • D O tratamento impessoal requerido em comunicações oficiais decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica e de quem recebe, além do caráter impessoal do próprio assunto tratado.
  • E O uso do padrão culto da língua portuguesa na redação oficial é imprescindível. Para estar acima das diferenças lexicais, morfológicas, sintáticas, regionais, modismos vocabulares e particularidades linguísticas, busca-se a consagração de uma linguagem burocrática, alcançada, necessariamente, por meio do jargão burocrático.

Encontre mais questões

Voltar