Questão 71 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Tecnologia da Informação (2017)

Existem diversas estratégias disponíveis para compartilhar recursos de armazenamento disponibilizados por hard disc drives (HDD) em rede. Sobre essas estratégias, indique a afirmativa CORRETA.

  • A SAN (Storage Area Network) é uma tecnologia que permite que recursos de dispositivos de armazenamento (storages) sejam compartilhados por vários computadores por meio da rede. Os computadores percebem os recursos no storage como um sistema de arquivos em rede.
  • B NAS (Network-attached Storage) é uma abordagem para compartilhar recursos de armazenamento para diversos computadores. Nessa abordagem, os computadores percebem os recursos de armazenamento compartilhado como um sistema de arquivos em rede. A abordagem NAS pode ser utilizada com a tecnologia RAID para aumentar sua confiabilidade.
  • C Fibre Channel e iSCSI são exemplos de redes usadas pelo SAN (Storage Area Network). Para formar a rede a tecnologia iSCSI utiliza switches especializados enquanto Fibre Channel utiliza switches Ethernet convencionais com portas óticas.
  • D A tecnologia RAID (redundant array of independente disks) é uma tecnologia que permite que diversos hard disk drivers sejam vistos como uma única unidade de disco pelo sistema operacional. Usualmente essa tecnologia utiliza um número ao lado da sigla RAID para indicar o número de discos virtualizados. Por exemplo, RAID 5 indica que 5 discos físicos foram usados para criar um disco virtual.
  • E Multipathing IO é uma técnica utilizada para evitar que exista um ponto único de falha no caminho entre um servidor e o storage. A técnica mais comumente usada para Multipahting IO é o IP flututante.