Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) - Professor - História (IBADE - 2020) Questão 62

“No pior período da Depressão (1932-3), 22% a 23% da força de trabalho britânica e belga, 24% da sueca, 27% da americana, 29% da austríaca, 31% da norueguesa, 32% da dinamarquesa e nada menos que 44% da alemã não tinha emprego...” (Adaptado. Hobsbawm, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das letras, 1995. Pag. 97). O relato acima faz referência a Grande Depressão. Sobre esse tema, pode-se afirmar que:

  • A iniciada em 1929, a crise contribuiu com o preço do café brasileiro que passou a ser mais procurado na América Central.
  • B os Estados Unidos só começa a superar a crise com a implementação do New Deal (novo acordo), que entre outras coisas investia pesado na privatização e no aumento das horas de trabalho.
  • C considerada uma crise de superconsumo e pouca produção, os Estados Unidos não conseguiu dar conta da demanda mundial por produtos industrializados.
  • D contribuiu para a ascensão de regimes fascistas em todo o mundo, como por exemplo Alemanha, Itália, Espanha e Portugal.
  • E significou a virada de mesa na disputa entre Capitalistas X Socialistas, também chamada de Guerra Fria. A crise provou que o capitalismo é falho.

Encontre mais questões

Voltar