Questão 1 do Concurso Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo - Professor - Geografia (2017)

É fundamental estabelecer com clareza o que se espera da educação formal, definir o papel da escola, suas funções nesses novos tempos, para, consequentemente, elaborar um modelo ético de relação educativa, entendendo-se a ética como uma construção resultante da dialética entre o ideário e a vivência. Não podemos esquecer que existe uma clara distinção entre ética e moral. A moral refere-se à aquisição de bons hábitos e de um conjunto de regras prescritas, consideradas válidas para uma determinada realidade.A ética, por sua vez, diz respeito às proposições fundadoras das condutas humanas, podendo opor-se a regras e aos seus efeitos. Neste contexto, é INCORRETO afirmar que:
  • A A ética, regida por regras sociais, é incorporada pelo indivíduo por meio da educação.
  • B A anterioridade da ética em relação à moral refere-se ao fato de que a primeira é própria da condição humana regida por “leis simbólicas”.
  • C A questão da ética leva-nos a nos interrogarmos sobre os princípios que são de natureza diferente das “necessidades” ou pseudo necessidadesenfatizadas pela moral.
  • D O engajamento ético difere da obediência às regras; ele situa-se em uma vertente que não é a mesma das prescrições, exortações e práticas morais, a ponto de não ter receio de transgredir tais prescrições e práticas.