Questão 26 do Concurso Prefeitura Municipal de Maracajá - Professor - Séries Iniciais (2020)

O processo de aprendizagem foi sendo ressignificado no contexto educacional. O ensino necessitou de novas abordagens, no sentido de formação de sujeitos partícipes na construção de conhecimentos. As teorias de aprendizagem contribuem para as reflexões dos processos de ensino e aprendizagem, e, enquanto professores, precisa-se compreender as correntes teóricas para efetivar a aprendizagem qualitativa. A teoria sócio-cultural, que dentre os teóricos se destaca Lev S. Vygotsky, tem como um dos seus preceitos a mediação. A mediação, para Vygotsky, é definida como:
  • A O momento exato em que o adulto/professor intervém na aprendizagem da criança. Pode também ser um colega da sala.
  • B O conjunto de instrumentos utilizados para facilitar as aprendizagens. O professor precisa ficar atento às estruturas semióticas e proporcionar os signos adequados para a efetivação da construção dos conhecimentos.
  • C O emprego de instrumentos e signos que representa a unidade essencial de construção da consciência humana, entendida como contato social consigo mesmo e, por isso, constituída de uma estrutura semiótica (estrutura de signos) com origem na cultura.
  • D Situações de produções culturais, tanto coletivas quanto individuais. A importância da mediação do professor nesses momentos de produções culturais é essencial, pois o contato social com as diferentes culturas, representa a estrutura dos signos e significados.