Câmara Municipal de Patrocínio - MG - Controlador Interno (2020) Questão 47

O auditor tem entre seus objetivos comunicar claramente aos responsáveis pela governança as suas responsabilidades, em relação à auditoria das demonstrações contábeis, e, também, sua visão geral do alcance e da época planejados da auditoria. Com relação ao processo de comunicação com os responsáveis pela governança, assinale a alternativa correta, tomando como base os dispositivos da NBC TA260.

  • A O auditor deve comunicar por escrito aos responsáveis pela governança as constatações significativas decorrentes da auditoria se, no seu julgamento profissional, a comunicação verbal não for adequada. As comunicações por escrito não precisam incluir todos os assuntos que surgiram no curso da auditoria.
  • B O auditor deve verificar se houve comunicação recíproca entre o auditor e os responsáveis pela governança, bem como se esta foi adequada para fins da auditoria. Em caso negativo, o auditor deve verificar se tal aspecto deve ser considerado em sua avaliação de riscos e na sua capacidade de obter evidência de auditoria.
  • C Caso os assuntos que devam ser comunicados, conforme exigido na norma NBC TA 260, tenham sido comunicados verbalmente, o auditor deve incluir essa informação na documentação de auditoria, apesar de ela, isoladamente, não comprovar quando e quem foram comunicados sobre tais assuntos.
  • D O tamanho, a estrutura operacional, o ambiente de controle e a estrutura legal da entidade auditada, bem como qualquer obrigação legal de comunicar certos assuntos em prazo determinado, podem constituir fatores relevantes para determinar se o processo de comunicação interna é confiável e fidedigno.