Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Cirurgião Dentista (2020) Questão 29

A associação entre doença periodontal e diabetes mellitus vem sendo estudada há algumas décadas, e atualmente existem evidências científicas suficientes para sustentar a hipótese de relação entre essas doenças. Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre essa associação.

  • A Um dos maiores responsáveis pelas complicações do diabetes nos tecidos periodontais é a formação de AGEs (produtos finais da glicosilação avançada) e sua interação com os Rages (receptores de Ages).
  • B Os diabéticos apresentam microbiota periodontopatogênica subgengival aumentada e níveis elevados de IL-4, IL-10 e fator transformador de crescimento β (FTCβ) secretados por macrófagos no fluido sulcular gengival quando comparados a não diabéticos com o mesmo nível de doença periodontal.
  • C Os fibroblastos em pacientes diabéticos apresentam diminuição da liberação de metaloproteinases da matriz (MMPs) e produção de colágeno alterado e em maior quantidade.
  • D Os diabéticos apresentam diminuição salivar dos níveis de potássio, proteína total, amilase, imunoglobulina A, imuniglobulina G e atividade de peroxidase.
  • E O sistema vascular do paciente diabético tipo 2 apresenta alterações como menor vascularização, menor espessura da parede vascular e diminuição do fator de crescimento do endotélio vascular (VEGF) nos tecidos gengivais, quando comparado a pacientes saudáveis.

Encontre mais questões

Voltar