Prefeitura Municipal de São Sebastião do Caí - Médico (2015) Questão 10

TEXTO 2

I
Corre em mim
(devastado)
um rio de revolta
e
cicio.
Por nada deste mundo
há de saber-se afogado,
senão por sua sede
e seu desvio!

II
Tudo que edifico
na origem milenar da espera
é poder
do que não pode
e se revela

ad mensuram.

(VIEIRA, Delermando. Os tambores da tempestade. Goiânia: Poligráfica, 2010. p. 23-24.)



No Texto 2, temos referência a desvio. Na Física, constantemente nos deparamos com corpos desviados em sua trajetória. Pode-se usar campos elétricos e/ou magnéticos para desviar partículas carregadas, fazendo que elas percorram trajetórias desejadas. Com relação aos conceitos eletromagnéticos, marque a alternativa correta:
  • A Uma partícula carregada com carga positiva executa um movimento circular uniforme quando lançada paralelamente a um campo magnético uniforme. Considere que somente esse campo magnético atue sobre a partícula.
  • B Uma partícula com carga negativa colocada em repouso num campo magnético uniforme sofre uma força magnética no sentido contrário a esse campo. Considere que somente esse campo magnético atue sobre a partícula.
  • C Considere uma partícula com carga negativa se deslocando paralelamente a um fio reto percorrido por uma corrente elétrica constante. Se a velocidade da partícula tiver o mesmo sentido da corrente que percorre o fio, o campo magnético gerado pela corrente exerce uma força de repulsão sobre a partícula.
  • D Considere uma partícula em equilíbrio sob a ação apenas de uma força magnética e uma força elétrica geradas por campos uniformes. Nessas condições, o campo elétrico e o campo magnético têm mesma direção e sentidos contrários.