(2015) Questão 9

As possibilidades geográficas e sociais informam muitos aspectos da formação e estrutura de uma sociedade. No Brasil, a sociedade que se estruturou na região das minas possuía características que a diferenciavam do restante da colônia. A esse respeito, assinale a alternativa mais coerente.
  • A O ouro, os diamantes e o comércio possibilitaram à formação de uma sociedade onde a riqueza era distribuída mais igualitariamente, não se reproduzindo ali os contrastes entre a fortuna de poucos e a pobreza da maioria. Deste modo, a ascensão do comércio de pedras preciosas possibilitou a compra de muitas cartas de alforria (libertação de escravizados), seja pela boa vontade do dono da mina, ou seja, pelo roubo de pepitas de ouro e diamante.
  • B A intensa miscigenação entre homens brancos e mulheres negras contribuiu para diminuir sensivelmente o preconceito racial, levando os senhores a dispensarem um tratamento humanitário aos seus escravos. Isso é evidenciado na sociedade brasileira da atualidade, onde os preconceitos foram reduzidos consideravelmente possibilitando o casamento inter-racial.
  • C A arte barroca de Aleijadinho, profundamente influenciada pelos dogmas religiosos da época, foi colocada a serviço da rica elite local, traduzindo um sentimento de conformismo e aceitação da ordem social vigente. Em outras palavras, a assimilação de uma categoria artística europeia demostra a esterilidade das artes brasileiras do século XVIII.
  • D Era uma sociedade urbanizada e heterogênea, formada por comerciantes, funcionários reais, artesãos, profissionais liberais e escravos, onde a riqueza proporcionada pelo ouro, diamantes e comércio estava concentrada nas mãos de poucos, contrastando com a miséria da maioria da população. Portanto, a sociedade de Minas Gerais, por ocasião da descoberta do ouro, era tão desigual quanto qualquer outra no mundo, diferenciada apenas pelas riquezas do lugar e as formas de divisão social.
  • E As ideias dos filósofos iluministas formaram uma ideologia nessa região que é sem comparação no Brasil. A inconfidência mineira e a guerra dos Emboabas evidenciam o potencial ideológico da região influenciada por autores iluministas.

Encontre mais questões

Voltar