Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Engenheiro de Segurança do Trabalho (2020) Questão 54

A ventilação industrial é um importante recurso utilizado na prática da Higiene do Trabalho, para o controle de riscos ambientais. Um dos sistemas passíveis de aplicação é a ventilação geral diluidora, que

  • A entre as condições estipuladas para sua escolha, tem-se que a distância entre os trabalhadores e os pontos de emissão dos contaminantes deve ser o suficiente para assegurar que os trabalhadores não estarão expostos a concentrações do contaminante superiores ao respectivo limite de tolerância.
  • B por conta de sua economicidade, constitui opção adequada para a movimentação de poeiras e fumos que, normalmente, não apresentam elevada toxicidade e um bom dimensionamento fará com que a quantidade de ar a ser movimentada promova a necessária diluição do contaminante.
  • C ao contemplar todo o ambiente de trabalho, é comum que esse sistema interfira em operações ou processos industriais, além de apresentar, em relação a outros sistemas, como a ventilação local exaustora, custos de instalação maiores, que são amortizados em tempo menor.
  • D quando utilizada em recintos contíguos, para uma bateria comum de ventiladores, exige detalhado dimensionamento dos dutos e suas singularidades, de maneira que se obtenha a velocidade de transporte em todos os tramos do sistema, impedindo a deposição de resíduos e a consequente perda de eficiência do sistema.
  • E apresenta, entre suas vantagens comparativas, a de apresentar facilidades operacionais quando o ar contaminado deva ser filtrado ou lavado antes de ser lançado à atmosfera, devido à uniformidade de vazão característica do sistema.

Encontre mais questões

Voltar