Prefeitura Municipal de Areal - Psicólogo (2019) Questão 40

Sobre a Psicologia na Saúde Pública, complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.
“A atuação dos profissionais na saúde mental se constitui em um espaço de cuidado, compreendido em sua perspectiva clínica, de acordo com o modelo médico e destinada a população identificada com a loucura. Essa representação do psiquiatra e, posteriormente do psicólogo, como aquele que cuida de "louco" persiste em muitos grupos, sendo esta a causa de preconceitos e resistência em procurar essa forma de ajuda. Nota-se que a Psicologia em contextos de saúde se ancorava em uma perspectiva de diagnóstico e cura, realizando a aplicação de testes e métodos de avaliação psicológicos nos serviços públicos de orientação. Com a instituição do SUS, em 1988, surge uma nova proposta de atenção em saúde mental, o trabalho em equipes multiprofissionais passa a ser uma prioridade. O psicólogo então, ao lado de outros profissionais passa a integrar o novo modelo de atenção. A inserção da Psicologia no contexto da saúde pública é recente e tem como circunstância favorável a esse processo as mudanças no sistema de saúde pública brasileiro e o crescimento da Psicologia como profissão no Brasil.
A Psicologia, ao se inserir nesse espaço, buscou adaptar os seus modelos de atuação e construir novas possibilidades de atuação. Nesse contexto, surge a Psicologia ___________, que entende o indivíduo como uma realidade ___________, situado em uma estrutura social de classe e em um determinado espaço histórico, geográfico, social, cultural, econômico, ___________e, por isso, __________, como uma resposta às críticas do modelo tradicional da Psicologia.”
  • A Social comunitária; sócio‐histórica; simbólico; ideológico.
  • B Comunitária; sócio econômica; ideológico; implementada.
  • C Social; cultural; ideológico; implementada.
  • D Comunitária; histórica; simbólico; ideológico.

Encontre mais questões

Voltar