Questão 31 do Concurso Prefeitura Municipal de Pinhais - Médico de família e comunidade (2017)

Na formação do núcleo populacional de Pinhais, a maioria dos habitantes professava a fé católica. Todavia, nos seus primórdios, não havia uma igreja edificada. As reuniões religiosas geralmente ocorriam em casas de moradores ou no pátio de uma antiga serraria. Sobre a história de Pinhais, assinale a alternativa correta
  • A Em 1926, deu-se início a construção da primeira igreja que, posteriormente, veio a ser chamada de Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança.
  • B O Dia da Padroeira de Pinhais, 08 de setembro, dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, é celebrado na Catedral Metropolitana, na região central da cidade.
  • C A região circunvizinha de Curitiba, Pinhais, foi lugar de ocupação de dois grandes grupos indígenas, pertencentes aos troncos linguísticos Aruaque e Caraíba. As primeiras populações indígenas eram pré-ceramistas e possivelmente datam de 12.000 anos a.C.
  • D Os caraíbas, primeiros ocupantes da região, dominavam a região e sua ocupação se estendeu até, aproximadamente, 1885 d.C., foram responsáveis pela domesticação do trigo, base de sua alimentação.
  • E O primeiro prefeito de Pinhais foi o senhor Aníbal Khury, que assumiu a prefeitura em 01 de janeiro de 1983. Khury administrou o município até 1987.