Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Pedagogo (2019) Questão 53

Associados às linhas gerais de ação, é importante levar em consideração, especificamente, princípios básicos como norteadores de toda e qualquer ação de avaliação institucional e que se expressam em seu planejamento e na utilização de seus resultados. No que concerne ao princípio denominado por Lück (2012) como senso de oportunidade, é correto afirmar que:

  • A pressupõe uma perspectiva orientada por visão positiva, de futuro, responsável e comprometida no enfrentamento de problemas, que são considerados como desafios, à espera de iniciativas para a sua superação. Vem acompanhada por um comprometimento consciente e responsável com resultados, mediante intervenção própria.
  • B determina que nenhuma informação pode ser disseminada caso não seja em situação diretamente relacionada à promoção da melhoria do processo educacional. Não se deve fazer comentários sobre os resultados da avaliação se não em circunstâncias que possam promover uma melhoria.
  • C é promovido mediante abertura, diálogo, divulgação e feedback realizados em clima de confiança, condições necessárias para que a avaliação resulte em mudanças e transformações de melhoria de desempenho. Os objetivos da avaliação devem estar claros para todos os abrangidos no processo.
  • D implica rapidez na análise e interpretação dos dados e disponibilização imediata das conclusões da avaliação realizada para que possam ser incorporadas a um processo de mudança e melhoria.
  • E demanda que os dados e informações coletadas sejam úteis e vinculados a questões substantivas do processo educacional, referindo-se a questões importantes para orientar a melhoria do desempenho escolar e a tomada de decisões de gestores para promovê-las.

Encontre mais questões

Voltar