Prova da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Contador - COMPERVE (2017) - Questões Comentadas

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O propósito comunicativo principal do texto orienta-se para

  • A negar, com concessões, o posicionamento das clientes dos estabelecimentos.
  • B refutar, com concessões, o posicionamento dos donos dos estabelecimentos.
  • C enaltecer, sem concessões, o posicionamento das feministas.
  • D confirmar, sem concessões, o posicionamento da juíza.

Considere o parágrafo final do texto:

A ideia de uma presença majoritária de mulheres diz respeito a um tipo específico de balada, na qual, seguramente, as mulheres não gozam das mesmas prerrogativas de liberdade sexual que os homens – será que as moças que “saem pra pegação” são socialmente vistas da mesma maneira que os meninos na mesma situação? Ao defender a possibilidade de manutenção de cobrança diferenciada para mulheres, não estaremos a reafirmar estereótipos profundamente prejudiciais? E, de mais a mais, não é com essa alteração que “a balada ficou cara”, não é mesmo? Que tal revermos toda essa política de preços na qual se vendem “experiências” – e, claro, vai e paga quem pode e quem quer – mas tornando esse espaço de acesso público friendly para mulheres da mesma forma que para os homens?


Mesmo implícitas, as possíveis respostas para o conjunto de perguntas presentes no parágrafo

  • A convergem para o ponto de vista defendido e imprimem força argumentativa.
  • B divergem do ponto de vista defendido e imprimem força argumentativa.
  • C inserem nova problemática a ser discutida, sem imprimirem força argumentativa
  • D recontextualizam a problemática focada, sem imprimirem força argumentativa.

Nos segundo e quarto parágrafos, a citação do discurso alheio objetiva, sobretudo,

  • A contextualizar a problemática focada sem fazer remissão ao embate das ideias sobre o tema em pauta.
  • B panoramizar argumentos que ratificam o ponto de vista defendido no texto.
  • C evidenciar argumentos que se afastam do ponto de vista defendido no texto.
  • D esclarecer a complexidade da discussão sem negar a possibilidade de um acordo entre as partes interessadas.

Considere o parágrafo


Os exemplos – ainda que hipotéticos – são sempre úteis para trazer à concretude abstrações por vezes nem tão acessíveis. Então, vamos lá: um exercício sempre eficaz para examinar se a questão de gênero faz ou não diferença em determinada situação é a inversão dos gêneros dos protagonistas. Pois imaginemos que uma determinada balada resolva cobrar mais barato o ingresso dos homens. O dono do estabelecimento justifica a adoção dessa política de preços afirmando preferir que haja maioria de homens no local, porque “como todo mundo sabe, muita mulher junta sempre acaba dando confusão” e que “ninguém gosta de estar numa festa em que só tenha mulher”. “Além disso”, continua ele, “todo mundo sabe que, quando a mulherada sai pra night, só quer saber de pegação e, com certeza, vai preferir ir a um lugar onde tenha o máximo possível de homens para escolher”.


A ideia central do parágrafo encontra-se explicitada

  • A nos dois últimos períodos.
  • B no primeiro período.
  • C nos dois penúltimos períodos.
  • D no segundo período.

Nos quinto e sexto parágrafos, a linguagem apresenta-se

  • A em norma-padrão, com interferências localizadas de informalidade.
  • B em norma-padrão, sem interferências localizadas de informalidade.
  • C em registro informal, com interferências da norma-padrão, em consonância com o gênero discursivo.
  • D em registro informal, sem interferências da norma-padrão, em consonância com o gênero discursivo.