Prefeitura Municipal de Salvador - Analista - Arquitetura (2019) Questão 53

A Carta de Veneza, de 1964, define a restauração como sendo uma operação que deve ter caráter excepcional. Apresenta princípios fundamentais que devem nortear a restauração de um monumento.

A respeito dos princípios éticos e dos métodos utilizados em restauração e conservação de edificações históricas, assinale a afirmativa correta.

  • A O uso de materiais de alto desenvolvimento tecnológico em contato com os materiais fragilizados é indicado, porque as ações físico-químicas que podem ocorrer servirão para o fortalecimento da estrutura.
  • B Um material só deve ser substituído e/ou acrescentado em uma restauração se houver necessidade técnica, com o objetivo do restabelecimento da unidade ou para viabilizar o uso do imóvel, sem, no entanto, cometer intencionalmente qualquer imitação ou falsificação do original.
  • C Os elementos destinados a substituir as partes faltantes devem integrar-se harmoniosamente ao conjunto, sem distinguir-se das partes originais, de forma a reconstruir a parte faltante.
  • D A presença de cupins em uma peça de madeira da estrutura do telhado exige a substituição integral da peça, a fim de proteger as demais peças saudáveis do ataque dos cupins.
  • E O restauro e a conservação de uma edificação de caráter histórico devem atribuir uma utilização social ao prédio, mesmo que isso descaracterize sua simbologia histórica ou testemunho cultural.

Encontre mais questões

Voltar