Instituto Federal Catarinense (IFC-SC) - Professor - Geografia (2010) Questão 14

A avaliação da aprendizagem escolar, segundo Luckesi 1 , adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com o projeto de ensino. A avaliação, tanto no geral quanto no caso específico da aprendizagem, não possui uma finalidade em si; ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado previamente definido. Na prática da aferição do aproveitamento escolar, os professores realizam, basicamente, três procedimentos, descritos abaixo.

1) Medida do aproveitamento escolar.
2) Transformação da medida em nota ou conceito.
3) Utilização dos resultados identificados.

Identifique e relacione cada procedimento às respectivas características:

( ) No caso dos resultados da aprendizagem, os professores utilizam como padrão o "acerto" de questão. Dá-se com a contagem dos acertos do educando sobre um conteúdo, dentro de um certo limite de possibilidades, equivalente à quantidade de questões que possui o teste, prova ou trabalho dissertativo.

( ) Nesta situação também ocorre a transposição indevida de qualidade para quantidade, de tal forma que se torna possível, ainda que impropriamente, obter uma média de conceitos qualitativos.

( ) Oferecer ao educando, caso ele tenha obtido uma nota ou conceito inferior, uma "oportunidade" de melhorar a nota ou conceito, permitindo que ele faça uma nova aferição.

( ) A alteração dos resultados medidos dá-se através do estabelecimento de uma equivalência simples entre os acertos ou pontos obtidos pelo educando e uma escala, previamente definida, de notas ou conceitos.

( ) Atentar para as dificuldades e desvios da aprendizagem dos educandos e decidir trabalhar com eles para que, de fato, aprendam aquilo que deveriam aprender, construam efetivamente os resultados necessários da aprendizagem.

( ) Usualmente, na prática escolar, os acertos nos testes, provas ou outros meios de coleta dos resultados da aprendizagem são transformados em "pontos". A cada acerto corresponderá um número de pontos, previamente estabelecido, que pode ser igual ou diferenciado para cada acerto


1 LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou Avaliação. O que pratica a escola? Disponível em: . Acesso em 10 de mai de 2010.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA.

  • A 1 – 3 – 2 – 2 – 3 – 2
  • B 3 – 2 – 3 – 1 – 1 – 3
  • C 2 – 1 – 3 – 1 – 3 – 2
  • D 2 – 3 – 1 – 3 – 2 – 1
  • E 1 – 2 – 3 – 2 – 3 – 1

Encontre mais questões

Voltar