Questão 46 do Concurso Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Engenheiro de Produção (2017)

No Planejamento Estratégico, a Escola do Design privilegia

  • A as avaliações das situações externa e interna. A avaliação externa revela ameaças e oportunidades no ambiente e a avaliação interna aponta os pontos fortes e os pontos fracos da organização.
  • B a adoção do modelo SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), que divide o planejamento em etapas claramente delineadas e prevê a articulação de cada uma dessas etapas por meio da execução de listas de verificação e de técnicas. Esse modelo propõe que seja conferida especial atenção, pelos envolvidos no processo, à fixação de objetivos, no início, e à elaboração de orçamentos e planos operacionais, no final.
  • C a diferenciação entre o produto e o escopo focalizado de mercado.
  • D o foco no processo de formulação estratégica exclusivamente em um líder único.
  • E o equilíbrio entre as cinco forças estratégicas.